5 de novembro de 2012

Palavras Cruzadas e a Vida

Minha avó sempre gostou de palavras cruzadas, herdei dela o gosto de preencher os quadradinhos em branco. Fico abismada com a facilidade que ela encerra o jogo sem colar das respostas no final do livreto.

Dia desses resolvi me dar de presente uma revista de palavras cruzadas nível difícil, por pura ousadia, pois ainda me quebro para resolver as de nível médio. Tarde sossegada de Domingo, finalmente abri a revista, que por sinal, me pareceu estar em outro idioma. Me deparei com perguntas as quais não fazia a mínima ideia da resposta, obviamente minha baixa-estima intelectual se elevou, ou seja, me senti uma analfabeta.

É claro, uma revista de palavras cruzadas tem por finalidade entreter e testar o nosso conhecimento e não, deixar o “jogador” em depressão profunda, entretanto, eu não pude evitar a frustração por não ter conseguido preencher todos os quadrados. Fiquei frustrada por não saber qual a enzima que catalisa a hidrolise de lipídios e por perceber que a vida muitas vezes, se apresenta como um jogo de palavras cruzadas.

Dizem os mais experientes no jogo, que devemos responder as perguntas mais fáceis antes de quebrar a cabeça com as mais difíceis, realmente é uma boa dica, na vida também não podemos menosprezar as questões simples, pois elas podem ser o caminho para a resposta difícil que buscamos.

Outra dica dos mais sábios é que “colar” nunca é uma boa alternativa, as respostas do outro nunca sanarão as nossas dúvidas. Quando copiamos as ações do outro abrimos mão da originalidade da nossa própria vida, aí sim, assinamos o certificado de analfabetismo existencial. Na vida a questão é exclusiva e a resposta também.

Todavia, nem sempre encontraremos todas as respostas, pelo menos, imediatamente. Assim como na palavra cruzada, a vida requer paciência, prática e experiência. Então, quando todas as dúvidas forem respondidas, quando a palavra dos quadrados em negrito estiver completa e você descobrir a maior curiosidade da sua vida, encerra-se a brincadeira. 

Nenhum comentário:

Siga-me

Auto-Estima

"Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho"
Brahma Kumaris

Alguém - Carina Lila

O Teu Amor - Dan Santos e Carina Lila