12 de julho de 2011

O Alvo


Como posso ser verdadeiro, se ignorar todo o aprendizado que obtive ao longo da vida?! Quando temos o passado como inimigo, realmente as coisas tornam-se mais difíceis. Agora, quando olhamos para trás e vemos o quanto evoluímos e percebemos que conseguimos vencer várias adversidades, adquirimos uma bagagem emocional que nos dará segurança suficiente para sermos espontâneos, ou seja, para agirmos com naturalidade diante de qualquer situação imposta pela vida.

Nossa natureza é construída ao longo do tempo. Nossos valores e conceitos vão montando o nosso ser e aperfeiçoando o nosso caráter.
Estamos sempre em construção e quando queremos apagar algo do nosso passado é como se tirássemos alguns tijolos. Como permanecer em segurança desse modo? Como ser espontâneo sem ter essa natureza alicerçada por meio da escola da vida?

Logicamente, nossa meta é bem mais importante do que tudo que passou, nosso alvo deve ser atingido não importa o que a vida nos causou. Mas para que isso aconteça é importante que o passado seja curado, superado e esteja bem organizado em nossa mente, para que o presente seja emocionalmente confortável e para que o futuro seja próspero em todos os seus aspectos.

Precisamos trazer a memória o que nos dá esperança e não deixar que o passado neutralize o presente e estrague o futuro.
Não é desvalorizando lições antigas que obteremos êxito, mas unindo essas lições, aprendizados, princípios, valores e experiências e usando isso, como degraus dessa nossa constante construção, para que finalmente alcancemos nossos tão sonhados objetivos.

Ao contrário do que li num dos textos de Osho, acho sim, que a vida levanta sempre as mesmas questões. E só mudam as personagens. As histórias são sempre as mesmas, tenhamos como exemplo os temas de livros de auto-ajuda, as novelas, as canções... Enfim... Somos humanos.
A pessoa realmente instruída consegue acertar o alvo. Nem sempre é o alvo que a sociedade, que a família, que os amigos impõem, mas a pessoa que realmente busca do fundo de seu coração a instrução, consegue sim atingir o alvo, o seu alvo.

Um comentário:

Rodrigo Joel disse...

Penso que as lições mais duras podem ser alicerce. Que as lições antigas fundamentam e baseiam nosso crescimento para as novas. A nossa imaturidade de hoje é, que incrível isso, mais madura que as idéias anteriores.
Retirar uns tijolos, pode ser reforma íntima. Pode ser reconstruir-se. A vida é movimento. Nosso íntimo também se move. Provavelmente, buscando o alvo.

Siga-me

Auto-Estima

"Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho"
Brahma Kumaris

Alguém - Carina Lila

O Teu Amor - Dan Santos e Carina Lila