20 de outubro de 2012

Minha opinião pessoal sobre o Projeto de Lei do ATO MÉDICO


            O Ato Médico é um projeto de lei (7.703/2006) que pretende regulamentar o exercício da medicina e que determina um conjunto de procedimentos que só podem ser realizados por médicos. Mas este é um projeto polêmico, pois de um lado estão os médicos que desejam regulamentar a profissão, do outro, profissionais da área da saúde que se sentem menosprezados com a proposta. Se a lei for aprovada, por exemplo, enfermeiros seriam proibidos de usar agulhas,  acupuntura só poderia ser aplicada por médicos entre outras coisas.  Os médicos dizem que é arriscado à população ser atendida por outras profissões. O projeto está tramitando e os debates são inúmeros.

           Tendo em vista tudo que lemos, discutimos e debatemos sobre o Projeto de Lei do Ato Médico nas aulas de Ética e também pelo que ouvi na visita ao CRP, considero este, um retrocesso na saúde e um projeto que geraria sérios problemas para população e profissionais.

          O Projeto de Lei basicamente torna obrigatória a presença do médico nos atendimentos dos profissionais de saúde a população. Limitar o trabalho dos profissionais que dedicaram anos de suas vidas buscando o conhecimento numa área específica é desrespeitar os mesmos e retirar das pessoas a opção de escolher um tratamento específico e ainda, tornar mais difícil o acesso à saúde, pois certamente haverá elevação dos custos nos serviços de saúde.

         Além disso, será que estamos preparados para tamanha dependência dos médicos?  Será que existem tantos médicos assim no País? Não é o que a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) nos mostra. Se atualmente as pessoas esperam dias e dias por um atendimento, se este projeto de lei for aprovado o problema tende a piorar.

         O que percebo então, não é uma inocente regulamentação de profissão e sim, um jogo de interesses. Se existe uma manifestação entre: população, profissionais – não somente da psicologia, mas da área da saúde em geral - , e conselhos, é que estamos cientes que não é um apenas ato médico, mas um projeto que irá de encontro a moral da população, deixando as pessoas a mercê da sorte, pois hoje em dia para receber atendimento médico pelo SUS é com isso que contamos. SORTE! 

Nenhum comentário:

Siga-me

Auto-Estima

"Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho"
Brahma Kumaris

Alguém - Carina Lila

O Teu Amor - Dan Santos e Carina Lila